As telhas asfálticas são relativamente novas para o público brasileiro, que durante muitos anos se viu com poucas opções na hora de escolher um tipo de telha para compor o telhado.
Com a abertura do mercado, novos produtos desembarcaram no Brasil, como as telhas asfálticas, trazendo pacotes tecnológicos prontos para o uso e amparados em vasta experiência na aplicação dos mesmos.
As telhas asfálticas são constituídas basicamente por betume, um aglomerante hidrófugo, ou seja, repelente a água. Na sua composição entram outros componentes, tais como fibra de vidro, fibras orgânicas, grânulos minerais, pigmentos, entre outros, que vão depender do tipo de telha escolhido.
Hoje já é possível encontrar telhas asfálticas no formato ondulada, semelhante às telhas de fibrocimento, ou então telhas do tipo Shingle com diversas opções para escolha. Alguns fabricantes oferecem garantia de até 25 anos para os seus produtos, se aplicados dentro do que estabelecem os manuais técnicos dos mesmos, e é claro, em concordância com as boas normas para execução de telhados. Portanto, se você não quer perder a garantia, siga as instruções recomendadas pelo fabricante da telha que você adquiriu e durma tanqüilo.
Confira abaixo algumas características destes componentes:
Por serem leves proporcionam uma redução de cargas na estrutura da edificação, ocasionando assim, economia no custo final da obra;
São flexíveis, proporcionando a execução de detalhes complexos, como por exemplo, curvas;
Apresentam opções de cores para escolha e são resistentes aos raios ultravioletas;
São duráveis e de fácil colocação, não necessitando de mão-de-obra especializada;
Oferecem facilidade de transporte, manuseio e colocação devido à leveza do material;
São inquebráveis, o que evita perdas por quedas, ou mesmo por pedras atiradas sobre o telhado;
Apresentam um conjunto de peças complementares para ventilação, fixação e acabamento nas diversas partes do telhado;