Normativas foram adequadas para atender aos critérios da Diretiva 2 da ABNT.
Concreto projetado em túnel
Entram em vigor entre esta quinta-feira (22) e a próxima segunda-feira (26) os textos revisados de sete normas de concreto projetado, publicados no final do último mês pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
As normativas foram revisadas pelo Comitê Brasileiro de Cimento, Concreto e Agregados (CB-18) e ficaram disponíveis para consulta nacional até o início de setembro.
De acordo com a engenheira Inês Battagin, superintendente da CB-18, "não foram realizadas alterações nessas normas". Elas apenas passaram por "uma simples adequação de formato para atendimento da Diretiva 2 da ABNT", completa. A diretiva determina regras para estrutura e redação dos documentos técnicos das normas da associação.
As normas são: NBR 13044 Concreto projetado - Reconstituição da mistura recém-projetada; NBR 13069 Concreto projetado - Determinação dos tempos de pega em pasta de cimento Portland, com ou sem a utilização de aditivo acelerador de pega; NBR 13317 Concreto projetado - Determinação do índice de reflexão por medição direta; NBR 13354 Concreto projetado - Determinação do índice de reflexão em placas; NBR 14026 Concreto projetado - Especificação; NBR 14278 Concreto projetado - Determinação da consistência através da agulha de Proctor; e NBR 13070 Moldagem de placas para ensaio de argamassa e concreto projetados.
Apesar da recente readequação dos textos, o conteúdo das normas está sendo revisado nas reuniões mensais da Comissão de Estudos, mas entrarão em consulta nacional apenas em 2014.
Fonte: piniweb.com.br